segunda-feira, 17 de agosto de 2009

APROVADO PROJETO SOBRE TIJOLO ECOLOGICO

Na reunião ordinária da última segunda-feira, 10, aprovado em segunda discussão, projeto de lei de autoria do vereador Vinícius Gratti (DEM), sobre a Campanha de Incentivo ao Uso do Tijolo Ecológico na elaboração de projetos habitacionais em Campinas.
Os tijolos ecológicos são os que possuem em seu processo de fabricação a mistura de pó-de-pedra, cimento e cal e que necessitam apenas de água para o endurecimento, dispensando a utilização de forno para aquecimento, sendo auto-encaixável.
O material é considerado ecológico porque durante o processo de fabricação não há desmatamento e nem queima de carvão, não lançando resíduos tóxicos no meio ambiente.
A Campanha envolverá também, o reaproveitamento de entulhos provenientes de demolições e construções na cidade.
De acordo com o projeto, o Executivo, através de seu órgão competente deverá prever o uso desses tijolos na implantação de projetos habitacionais, visando a ampliação da oferta de moradia para às pessoas de baixa renda, a geração de emprego e renda aos moradores das regiões onde serão instalados os projetos, e a contribuição para a conservação da natureza e do meio ambiente.
“Acreditamos que adotando-se essa medida, solucionaríamos mais rapidamente a questão do déficit habitacional na cidade”, justificou o vereador.