Não é de hoje que o alho recebe o atributo de alimento bom para saúde. No célebre papiro de Ebbers, de 2.550 a.C., havia mais de 20 receitas à base de alho indicadas para combater infecções, dor de cabeça e faringites. Outros documentos datados de 3.000 anos a.C., elaborados pelos Babilônios, Chineses e Romanos também mostraram o uso do alho como medicamento. Mas, foi Hipócrates, pai da medicina, o primeiro a demonstrar com detalhes, o uso do alho como diurético e laxante. Plínio e Galeno, médicos romanos, também utilizaram o alho para o tratamento de infecções intestinais, problemas digestivos, pressão alta, senilidade e impotência. Nas anotações de Marco Polo há várias mostrando o uso do alho pelos chineses para desintoxicação.
Algumas destas propriedades do alho são reconhecidos pela medicina moderna e usados com resultados satisfatórios. O valor terapêutico do alho sempre foi reconhecido na medicina popular, mas somente há 30 anos as suas aplicações médicas começaram a ser reavaliadas, comprovadas e aceitas. Por isso é, ainda, muito cedo para afirmar as diferentes funções do alho, mas há provas sugerindo benefícios no controle do nível de colesterol do sangue e da hipertensão, no combate à infecções e parceiro de uma boa digestão, circulação e respiração.
É lógico que a evidência clínica do valor efetivo do alho, tanto na prevenção quanto no tratamento de inúmeras afecções não se justifica apenas pelo seu conteúdo de minerais e vitaminas. Várias pesquisas têm atribuído seus efeitos terapêuticos pela presença de algumas substâncias . As mais importantes delas, quando o assunto é coração, são:
Òxido dialildissulfeto, com capacidade de reduzir os níveis de lipídeos e do colesterol do sangue.
Germânio: elemento condutor de oxigênio com ação revigorante e rejuvenescedora, graças à sua capacidade de conduzir oxigênio, agente hipotensores que ajudam a controlar a pressão arterial sem provocar efeitos secundários.
Selênio, um mineral protetor do coração, pois ajuda a prevenir a formação de ateromas, de coágulos e ainda normaliza a pressão arterial.
Para completar o alho ainda tem alicina, a alina, ambas com efeitos antibactericida e antinflamatório.
Azeite de oliva espanhol com alho
Se o azeite de oliva sozinho já tem uma infinidade de benefícios para o coração, imagine aliado com o alho. Sem falar no sabor, nada melhor que a mistura destes dois alimentos. Quer uma dica? Prepare um refogado de azeite de oliva com alho e use para temperar as suas preparações. Você ganha no sabor e na saúde.
ASSESSORIA CONTABIL FORMALIZE-SE COMO MEI - MICRO EMPRESARIO INDIVIDUAL Cadastre-se com segurança, comodidade, assistência, orientação, esclarecimento de dúvidas e suporte SEM CUSTO. O cadastro como Microempreendedor Individual permite que você tenha seu CNPJ e emita nota fiscal, entre outros benefícios. Faça o registro agora em nosso endereço. Rua Siqueira Campos 1824 -Palestina SP ou entre em contato 17 996055144 / WhstSapp 17991041124
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário